top of page

Andanças: onde ou aonde?

  • Foto do escritor: Antonio Augusto Brito
    Antonio Augusto Brito
  • 2 de ago. de 2017
  • 2 min de leitura

curta botafogo

Você já se pegou em dúvida entre usar “aonde” ou “onde”? Se você nunca teve dúvida, espero que tenha sido por saber que “aonde” só se usa ao lado de verbos de movimento, que peçam a preposição “a”. Ao contrário, “onde” é adequado a verbos que indicam permanência e que se constroem com a preposição “em”.

Então, vamos aos exemplos:

Aonde você vai?

Ele chegou aonde queria.

Os verbos “ir” e “chegar” nas frases acima pedem a preposição “a”: ir a algum lugar, chegar a algum lugar. E por isso o uso de “aonde” é o correto.

Onde você mora?

Fique onde está.

“Morar” e “ficar” são verbos de permanência, não de movimento. Morar em um lugar, ficar em um lugar. Portanto, o uso do “onde” é o certo.

Só mais uma observação. Quando o verbo indica movimento, mas já está acompanhado de uma outra preposição, aí, então, não há necessidade do “a”.

Vou até onde você deixar.

Para onde vamos?

De onde você veio?

Siga por onde você achar melhor.

E aí? Suas dúvidas acabaram? Ou você simplesmente ratificou suas certezas?

Então, vou fechar com um verso de “Andança”, sucesso na voz de Beth Carvalho, de autoria de Edmundo Souto, Danilo Caymmi e Paulinho Tapajós.

“... Por onde for, quero ser seu par...”

Isso é que é letra de música bem cuidada!

* Carla Paes Leme é jornalista, revisora e dá aulas particulares de gramática desde a juventude. Atualmente, cumpre, diariamente, a missão dada, do Além, por Machado de Assis: preservar o Português, que, ao menos em Botafogo, há de ser imortal.

Artigos anteriores

Comments


© 2017 CURTA BOTAFOGO | Direitos reservados | Reprodução autorizada desde que citada a fonte. 

bottom of page